quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CÂMARA DE VEREADORES RETORNAM ATIVIDADES

Imagem/Divulgação
A Câmara de Vereador de Canindé de São Francisco começa suas atividades legislativas no dia 16/02 - quita-feira, a partir das 19 hora, no prédio das sessões.

A nova legislatura marcará a estreia de quatro novos vereadores: Dr. Marcelo Guedes, Zé Gomes, Nailson do povoado Capim Grosso e Roque do Assentamento Cuiabá. Já os vereadores - Zé Caloi - Presidente, Juarez de Vavá, Weldo Mariano e Tutucha do povoado Curituba, retornam depois de alguns anos. Completam o quadro, os edis: Joselildo Almeida "Pank", Ronildo e Adriano de Bonfim.

Não é novidade que o município de Canindé passa por dificuldade financeira. Então, o que a sociedade espera dos nobres edis é ações legislativas que coloquem as carências do povo, sobretudo dos menos favorecidos, em primeiro lugar. A seguir conheça mais do poder que o vereador tem em sua mão, clique aqui.

A importância do Vereador

Ele é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade e buscando soluções. A cidade é onde as pessoas moram, trabalham e se divertem e os vereadores devem entender as demandas das diferentes classes e comunidades existentes na cidade e representá-los politicamente. Os vereadores estão mais próximos da população do que a prefeitura, e por isso muitas vezes servem como canalizadores de denúncias e reclamações para o poder público. Apesar da proximidade com os cidadãos, os vereadores não têm o poder de executar serviços públicos (como mandar consertar buracos em ruas e postes de iluminação queimados ou podar árvores).

O que é um vereador?

O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira (o Brasil é uma federação composta por três esferas de poder: União, Estados e Municípios). Assim, o vereador tem um papel equivalente ao que deputados e senadores possuem nas esferas mais amplas (Estados e União).

Qual é a principal função do vereador?

Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.

E como um vereador pode representar, na prática, os eleitores? Pode-se dizer que a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar. O que significa isso? Podemos entender pelo verbo legislar todas as ações relacionadas ao tratamento do corpo de leis que regem as ações do poder público e as relações sociais no nosso país. O Brasil tem como tradição fazer a regulação de assuntos importantes para a vida em sociedade por meio de leis escritas, seguindo princípios que remontam ao Direito Romano. É por isso que temos uma grande Constituição, com centenas de artigos, parágrafos e alíneas. E não acaba por aí: a Constituição serve apenas para guiar as leis “menores”, mais específicas, que dizem respeito a uma grande variedade de assuntos.

Em resumo, o vereador pode criar, extinguir e emendar leis, da maneira que ele julgar que seja mais adequada ao interesse coletivo da sociedade.

Fonte: Portal Politize /com adaptação de Valdir Inácio - Graduado em Gestão Pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.