segunda-feira, 29 de junho de 2015

IVONE FAZ RESUMO DE SUAS AÇÕES NO PROGRAMA DE RÁDIO DA CÂMARA DE VEREADORES

Vereadora Ivone (PDT)
No último dia 26/05, a vereadora Ivone Feitosa (PDT) participou do programa de rádio "Câmara em Atividade", onde prestou contas de suas ações à sociedade canindeense. 

Continue lendo, clique aqui.

Ivone disse que os cidadãos de Canindé não estão contentes com a forma que o prefeito Heleno Silva está conduzindo o Município. E por isso, na maioria das vezes a sociedade transfere a culpa do retrocesso da administração aos vereadores. Ela esclareceu que o vereador tem o papel de legislar, criar leis e fiscalizar o Executivo e suas ações. "A sociedade precisa entender, que o nosso papel de fiscalizar também é feito. Como exemplo de requerimento que fiz, pedindo cópias do contratos licitatórios de 2013, 2014, 2015, folha de pagamento, enfim o papel de fiscalizar nós fazemos."

O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.

Ivone falou de algumas ações, começando pelo saneamento básico do Povoado Curituba. Ela disse que a gestão atual comete os mesmos erros das gestões anteriores, pois não resolve o problema do esgoto a céu aberto nas ruas de Curituba. A parlamentar disse ainda, que a falta de saneamento contribui diretamente para aumentar os índices de pessoas doentes, aumentando assim a procura pelos serviços de saúde do Município. 

PSF Curituba

Continuando sua fala, Ivone falou da necessidade de ampliação e melhoria no Posto de Saúde de Curituba. Ela disse que aconteceu uma reforma, mas não foi suficiente para contemplar todas as necessidades daquela comunidade. E por isso vem solicitando a Prefeitura uma nova reforma no local. 

DESO

Em relação a água do Povoado, Ivone disse que entrou com uma Ação Civil Pública junto ao Ministério Público (MP) e depois de alguns anos de luta, a DESO foi forçada por lei, a tomar as providências e hoje Curituba tem água.

Mercado dos Feirantes

Ivone fez indicação para beneficiar os feirantes de Curituba, ou seja, construir o mercado da feira livre, "já tem uma área lá em Curituba, que foi comprada na gestão do presidente Orlandinho pra fazer o mercado da feira livre". Até o momento, a indicação não foi atendida.

Segurança Pública

A parlamentar falou da importância da ronda ostensiva da Polícia Militar no Povoado, uma vez que a presença dos policiais amedronta os meliantes e trás segurança para os comerciantes e cidadãos da comunidade.

Cemitérios

Em relação aos cemitérios, Ivone fez várias indicações solicitando ao Prefeito que reformasse e iluminasse as dependências dos cemitérios dos povoados Curituba e Capim Grosso. Considerando que algumas famílias estão passando pelo constrangimento de sepultar seus entes queridos as escuras por falta de iluminação no local. Ela ressaltou que à atual gestão repete o mesmo erro das gestões anteriores, por não dar atenção ao assunto que merece atenção e solução.

Moradias Populares

Ivone falou de sua luta para conseguir junto aos Programas Habitacionais do Governo Federal, moradias populares para as pessoas de sua comunidade. "Nessa minha gestão eu tenho buscado uma das coisas que eu acho de suma importância para a sociedade,  é a questão da moradia".

Como resultado de sua luta, Ivone conseguiu através da Associação de sua comunidade, 100 casas populares pelo PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural. Assim como, continua o trabalho de cadastramento de mais 300 pessoas para posteriormente participar dos programas habitacionais. Ivone disse ainda, que Curituba foi recentemente beneficiado com mais 100 casas populares do PNHU - Programa Nacional de Habitação Urbana, e com um programa de reforma de casas. 

São Geraldo Magela

A vereadora lembrou que foi criado oficialmente o dia de São Geraldo Magela, que será comemora todo dia 16 de outubro, considerando que parte da comunidade é praticante da religião católica.  

Bolsa Universitária

A vereadora informou que vem lutando pela manutenção do Programa Bolsa Universitária ao longo da gestão do prefeito Heleno Silva. E que entrou com uma ação junto ao Ministério Público, solicitando garantir em data fixa o pagamento do benefício aos jovens universitários. Ação essa, vitoriosa e que a Prefeitura foi notificada a depositar até o dia 10 de cada mês o valor do benefício nas contas dos bolsistas.

Ivone, disse que agora vai lutar para contemplar os recursos junto a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária, garantindo a permanência do benefício aos jovens bolsistas.

PME - Plano Municipal da Educação

Ivone falou da importância do Plano Municipal da Educação e disse que o mesmo foi construído com a participação da sociedade civil, profissionais da Educação e representantes do governo local. Para a parlamentar, o PME norteará nos próximos 10 anos as diretrizes da Educação do Município de Canindé de São Francisco. A vereadora ressaltou que colocou dentro do PME, um Projeto de Lei, que contempla as escolas com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como: fonoaudiólogo, terapeuta, psicólogo e assistente social.

Finalizando sua participação, Ivone ressaltou a importância da sociedade  em participar dos conselhos municipais. 

Por Valdir Inácio
Graduado em Gestão Pública
Blogueiro Diário da Cidade e Política
Com informações da ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.