quinta-feira, 31 de julho de 2014

VOCÊ RESPEITA A SINALIZAÇÃO DAS RUAS EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO?

Uma cidade em que o sistema de trânsito é organizado contribui positivamente para a melhoria da mobilidade urbana. Não só os condutores são beneficiados, mas também o pedestre. A mobilidade urbana é um tema que é prioridade no Brasil nos últimos 11 anos. 

por Valdir Inácio
Graduado em Gestão Pública

Um trânsito sinalizado informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos e gestos fazem parte da sinalização de trânsito. São essas informações que estabelece as regras do trânsito, advertindo os usuários das vias, indicando os serviços, sentidos e distâncias, sendo classificadas em sinalização vertical, sinalização horizontal, dispositivos de sinalização auxiliar, sinalização semafórica, sinais sonoros e gestos.

O artigo 90, §1 do Código de Trânsito Brasileiro determina que a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, e este responde pela falta, insuficiência ou incorreta colocação dos sinais. Já a Resolução do Contran nº 160/04 (o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro) regulamente a Sinalização de Trânsito no Brasil.

Porém, cabe ressaltar que mesmo com o trânsito organizado, infelizmente muitos condutores agem de forma irresponsável, causando uma série de acidentes que levam centenas de pessoas a óbito por falta de prudência, atenção e responsabilidade. É evidente que, na maioria das vezes os motoristas desconhecem as leis e os códigos de trânsito, ou seja, nunca passaram por uma auto-escola. Sem esquecer que conduzem seus veículos sem Carteira de Habilitação, agravando ainda mais a situação. Como resultado os índices de mortalidade nas vias públicas são cada vez alarmantes.

E você como se comportar no trânsito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.