sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dia Mundial de Nelson Mandela

Foto: Divulgação

SERGIPE, CanindéNesta sexta-feira, 18, é comemorado o primeiro Mandela Day desde a morte do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela em dezembro do ano passado, aos 95 anos. A data – dia do aniversário de Mandela - foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para homenagear o líder sul-africano e inspirar as pessoas a fazer o bem.


A Fundação Nelson Mandela declarou, em comunicado, que "nossa mensagem tem que ser essa: o Senhor Mandela se foi, mas seu legado continua vivo; Ele se foi, mas o trabalho que ele começou terá continuidade".

Ainda de acordo com a fundação, o Mandela Day não diz respeito a gestos simbólicos. "Não diz respeito a 'um dia de generosidade e depois voltar a rotina normal'", mas é uma "campanha para construir uma cultura de ajuda. Para encorajar as pessoas a tomar responsabilidade de fazer o mundo um lugar melhor para todos".

#SobreMadiba

Nelson Rolihlahla Mandela, também conhecido como Madiba, nasceu em 18 de julho de 1918, na cidade de Mvezo, na África do Sul. Líder da luta contra a segregação racial na África do Sul, ele passou quase 30 anos na cadeia. Foi solto somente em 11 de fevereiro de 1990, em razão da pressão dentro e fora do país. O então presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, com que dividiu o Prêmio Nobel da Paz anos mais tarde, intercedeu por sua soltura.

Em 1994 ele assumiu como primeiro presidente negro do país, cargo que ocupou até 1999, período durante o qual comandou a transição política da nação. Após passar vários meses hospitalizado por conta de uma infecção pulmonar reincidente em 2013, ele faleceu aos 95 anos.

Fonte: Jornal do Brasil e EBC/ Fundação Ulisses Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.