quinta-feira, 29 de maio de 2014

BRT Transcarioca entrará em operação neste domingo. Previsão é de 320 mil passageiros por diaD

Divulgação: Cidade Olímpica#
Divulgação: Cidade Olímpica 

SERGIPE, Canindé - Prefeitura do Rio de Janeiro apresenta planejamento operacional do corredor de ônibus expresso que ligará Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca
por Portal da Copa, da redação


A Prefeitura do Rio de Janeiro começa a operar neste domingo (01.06) a principal obra de mobilidade associada à Copa do Mundo. O BRT Transcarioca vai ligar o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) à Barra da Tijuca. O modal terá integração com o metrô Vicente de Carvalho, linha que leva à estação Maracanã. A previsão é que 320 mil passageiros passem pelo sistema diariamente nesta primeira fase de operações do corredor de ônibus expressos.

A prefeitura apresentou o plano operacional da Transcarioca nesta quinta-feira (29.05). Na primeira fase, entrarão em funcionamento todas as estações entre o Terminal Alvorada, na Barra, até o Tanque, além de Vicente de Carvalho e Galeão. Duas linhas estarão ativas: a semi-direta entre o Galeão e o Alvorada - com parada em Vicente de Carvalho - e outra que para em todas as estações, entre a Barra e o Tanque.

“Não abrir todas as estações neste primeiro momento é uma forma de operar melhor. A Transcarioca é algo que vai mexer muito com a vida das pessoas. Comunicar isso não é simples, por isso que não vai estar totalmente aberta no dia 1º de junho. As estações todas estão prontas, mas não tem porque apressar a operação. São mudanças culturais que a gente precisa ir sentindo”, explica o prefeito Eduardo Paes.

O tempo do trajeto entre o Galeão e o Alvorada deve sofrer uma redução de 60%. Em ônibus convencionais, pode demorar até três horas, mas pela Transcarioca o passageiros fará o caminho entre um extremo e o outro da via em cerca de uma hora.

Divulgação: Cidade Olímpica#
Divulgação: Cidade Olímpica 
Outras fases

Haverá ainda duas fases de implantação da Transcarioca, que não tem data para estar totalmente operacionalizada, embora o prefeito tenha dito que isso pode ocorrer em três meses. Na segunda etapa, todas as estações da região de Madureira serão abertas. Na terceira, começam a funcionar as estações da Penha e do Fundão.

Quando estiver operando com toda a sua capacidade, o BRT Transcarioca atenderá 450 mil pessoas por dia. Serão criadas duas linhas de ônibus alimentadores, eliminadas 12 e o itinerário de outras oito será alterado, o que resultará numa redução de 480 veículos da frota convencional de ônibus. “Essa redução vai permitir melhor fiscalização e funcionamento do sistema de ônibus da cidade”, garante Paes.

A Transcarioca terá 39 km de extensão, 45 estações e cinco grandes terminais de integração com ônibus convencionais. Para passar por 27 bairros, foram utilizados 21 mil toneladas de aço – o equivalente ao necessário para construir 18 estátuas do Cristo Redentor.

Mais informações acesse: Portal da Copa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.