terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Governo de Sergipe moderniza serviço de Braquiterapia do Huse

Foto: Marcio Garcez
Crédito/foto: Marcio Garcez 
CANINDÉ, SergipeUm importante avanço no tratamento contra o câncer do colo uterino. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), dá mais um grande passo no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), com a implantação de um avançado sistema no aparelho de braquiterapia. 


por AGN, da redação


Além de novos aplicadores, o aparelho ganhou um upgrade do hardware e do software do sistema de planejamento computadorizado (Brachyvision), o que vai proporcionar uma maior eficácia no tratamento.

De acordo com a física médica da Oncologia do Huse, Katiúcia Bomfim, as vantagens desse novo sistema são: menor tempo de radiação, menor exposição do tempo de radiação, melhoria de sobrevida do paciente e preservação dos tecidos que não devem ser radiados. "As usuárias terão um tratamento ainda melhor, com mais precisão e redução dos efeitos colaterais", explicou.

A braquiterapia é a modalidade da radioterapia em que a fonte de radiação fica em contato ou muito próximo ao tumor. Semanalmente, são realizadas, em média, oito sessões.

"O procedimento, exclusivamente oferecido pelo Huse em Sergipe, atende a mulheres com diagnóstico de câncer do colo uterino sendo que, atualmente, 16 pacientes estão cadastradas", complementa Katiúcia Bomfim.

Mais informações acesse Agência Sergipe de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.