sexta-feira, 3 de maio de 2013

Saúde: Quem não deve, não precisa temer. Quem será o próximo secretário?


CANINDÉ, Sergipe - Todo governo que se preza e que zela pela transparência deve apresentar suas ações aos cidadãos. E, assim fez o Dr. César Augusto, Secretário de Saúde, e o Dr. Janisson, Diretor do Hospital. Os mesmos usaram a tribuna do plenário para transparecer e colocar à disposição as ações e prestação de contas dos primeiros quatro meses de gestão da pasta de saúde, do governo Heleno Silva. 

O que aconteceu ontem (02/05) na sessão da Câmara Municipal de Canindé de São Francisco, deve acontecer com outros secretários, pois quem não deve, não precisa temer.
Por Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública

Secretário César Augusto demonstrou prestação de contas na Câmara Municipal e foi avaliado por população

Saiu-se bem o Secretário de Saúde, Doutor César Augusto, ao prestar esclarecimentos da sua administração nesses quatros meses do seu mandato. O momento foi todo filmado e constará nos anais da história do município de Canindé de São Francisco.

Poucas foram às vezes na história política de Canindé de São Francisco que uma Sessão foi tão aguardada pela população. O Plenário da Câmara Municipal ficou lotado com tantos espectadores que queriam ouvir ao Secretário de Saúde. Faltou espaço, faltou cadeiras, os corredores laterais, as brechas das janelas, portas de entrada e laterais eram disputadas para ver ou no mínimo uma posição que permitisse ouvir a os questionamentos dos vereadores e as respostas de Dr. César. 

Se a atenção pela população em ver e ouvir o que o Secretário tinha a dizer era grande o Dr. Janisson colocava também chamou a atenção pela maneira técnica como colocou a situação da saúde em Canindé foi mais enfático ao se aprofundar quanto o papel do médico nos atendimentos e no que concerne a parte humana. 

Nas respostas do Dr. César percebeu-se que imperou a calma e o equilíbrio do inicio até o final de sua fala quando assim a fez em total estado de humildade perante os vereadores que também fizeram o seus papéis de legisladores e fiscais do povo quando questionavam à César com várias perguntas sobre as mais variadas situações. De números, atendimentos, situação da frota veicular, sobre folha de pagamento, material humano, laboratório, exames, aparelhos e equipamentos de trabalho, condições, e até situação pessoa houve questionamentos aos dois médicos que, na avaliação popular saíram-se bem. Dá população para os médicos só houve aplausos sinais de apoios ao que eles diziam. 

Prevendo que alguma situação pudesse acontecer em detrimento de alguns comportamentos excessivos de cidadãos que ultimamente se dirigiram à Câmara Municipal para fazer algazarra, o Presidente Francisco de Paes Andrade solicitou que a Policia Militar se fizesse presente que, ao chegar, se fez anunciar com o som das sirenes tocando afirmando que a instituição estava ali para garantir a Lei e ordem pública do local. É louvável a atitude do Presidente e a presença e apoio da Polícia Militar. A ordem e a paz estavam mantida. 

No registro das autoridade presentes estavam os Secretário da gestão do Prefeito Heleno Silva, funcionários do segundo ao último escalão, efetivos e contratados, comerciantes, trabalhadores comuns, crianças, idosos, adolescentes e viu-se quando lá chegou e foi anunciado pelo vereador Pank o Ex-secretário de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente, Antônio Carlos Porto de Andrade “Cacá”. Todos queriam presenciar o momento pelos mais óbvios motivos. Ao que se sabe, amiúde, houve quem esperasse discursos que gerassem atrito entre vereadores e o Secretário de Saúde. Torcida a favor ou contra é natural que existam, entrementes, a existência de radicalismo foi abolida devido a própria condução e comportamento de todos que fizeram do momento uma página impar na história de Canindé de São Francisco. 

Imagem/Divulgação
Quem será o próximo Secretário ou Secretária a ser solicitada a comparecer na Sessão ainda não se sabe, contudo, a intenção do requerimento do vereador Rildo Joaquim é de que a cada determinado tempo seja convocado outros iguais ao Dr. César para apresentar o que tem feito e responder perguntas aos vereadores e população. É justo. Um dos que já foi citado ontem é o Secretário de Educação, Orinaldo Santana, como assim o vereador Rildo Joaquim se dirigiu a ele em plena fala na Tribuna da Câmara Municipal. 

A nossa avaliação é de que o Secretário de Saúde, Dr. César Augusto e Dr. Janisson, saíram-se muito bem e que a gestão do Prefeito Heleno Silva está muito bem representada por ambos os médicos que consolidam conhecimento na área e humanismo nas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.