sexta-feira, 29 de março de 2013

Estudantes podem concorrer a vagas de licenciatura em Portugal e na França

Créditos: Divulgação
CANINDÉ, SergipeA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou editais do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI França e PLI Portugal. O PLI França vai levar até 150 estudantes brasileiros para realizar graduação-sanduíche nas universidades Paris-Sorbonne e a Universidade Pierre et Marie Curie, na França. Serão selecionados até 30 projetos de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e universidades francesas. Já o PLI - Portugal levará até 280 estudantes brasileiros para universidades portuguesas. O programa selecionará até 40 projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. 

Por Secretaria Nacional de Juventude

Os estudantes permanecem até 24 meses em uma das seguintes universidades de Portugal: Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Trás-os-Montes. 

Tanto para França quanto para Portugal, podem apresentar proposta as instituições de ensino superior brasileiras que possuam cursos de licenciatura, legalmente constituídos, e que tenham sua sede e administração no país. A instituição brasileira deverá possuir Acordo Geral de Cooperação vigente com a universidade de destino dos estudantes e ter assinado Termo Aditivo específico para o PLI.

Entre os benefícios previstos para o projeto estão bolsas de estudo, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento, diárias internacionais, verba de custeio de até R$ 10 mil por ano de projeto e verba para participação em eventos científicos no país e no exterior.

Programa - O programa tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores, por meio da ampliação e dinamização das ações voltadas à formação inicial e a implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e médio.

O início das atividades está previsto para setembro de 2013. As inscrições vão até 8 de maio.

Acesse os editais em www.capes.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.