sábado, 16 de fevereiro de 2013

Semana da Água em Canindé de São Francisco

Imagem da internet
CANINDÉ, Sergipe As Nações Unidas escolheram 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água, criado por uma resolução da Assembleia Geral. O objetivo é promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água. Segundo a ONU-Água, existe um aumento da demanda pelo acesso, alocação e serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água. 


Valdir Inácio 
Graduando em Gestão Pública


Semana da Água em Canindé

Nos últimos anos o município de Canindé de São Francisco comemorou com atividades a Semana da Água. As comemorações alusivas se finda com a tradicional Caminhada pela Vida. 

Nos últimos anos a programação da Semana da Água sempre foi pensada com o objetivo de envolver todos os segmentos da sociedade canindeense, sendo inseridas suas atividades na programação oficial da SEMARH – Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 

Arq. RJC: XIII Caminhada pela Vida
O Departamento de Meio Ambiente sempre articulou institucionalmente outros órgãos do governo municipal, assim como outras instituições públicas presente no município para participar direta ou indiretamente de sua programação. Atividades como palestras, seminários, plantio de árvores, trilhas ecológicas, limpezas em riacho e na Prainha Beira Rio, em parceria com organizações e movimentos ecológicos e de jovens foram realizados com intuito de limpar e de sensibilizar banhistas e moradores locais para a importância da preservação dos mananciais, em especial o Rio São Francisco. 

Como foi dito no inicio deste artigo a tradicional caminha é o momento máximo das comemorações da Semana da Água, pois professores, estudantes, artistas e a comunidade de uma forma geral saem pelas principais ruas da cidade levando a mensagem da importância do liquido mais precioso que temos, assim como da preservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida e sobrevivência da espécie humana. 

Inovação 

Imagem da internet
A realização da 9ª Semana da Água e a XIV Caminhada pela Vida deve acontecer de forma mais interativa, tendo em seu planejamento atividades para todo o ano, com campanhas radiofônicas, panfletos, cartilhas, apresentação teatral e etc.. Dessa forma, acreditamos que os resultados serão mais positivos e a sociedade estará mais atenta, ajudando assim na conscientização do uso sustentável da água nas casas e estabelecimentos comerciais. 

A realização da Semana da Água é um  evento de médio porte que demanda mobilização institucional, da sociedade civil organizadas e de especialistas que vem ao município palestrar. O momento é impar, e muito importante para a cultura dos canindeenses, sobretudo para as gerações mais novas, nesse caso as crianças, adolescentes e jovens das rede estadual e municipal de ensino que participam ativamente das programações.

Próxima semana este blog entrará em contato com o setor responsável pela gestão do meio ambiente na Prefeitura de Canindé de São Francisco para saber em que pé anda os preparativos para a 9ª Semana da Água e XIV Caminhada pela Vida, em nosso município.

Em breve mais informações sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.