quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Faculdade Pio Décimo iniciar construção de sede no bairro Olaria

CANINDÉ, Sergipe - A primeira instituição superior que instalou-se oficialmente no município foi a Faculdade Pio Décimo. A princípio seus trabalhos aconteciam nas dependências da Escola Municipal Maria do Carmo, onde tinha algumas salas à disposição. Em seguida, transferiu-se para a parte de cima da Biblioteca Municipal, localizada na Praça da Matriz, onde ficou por alguns anos. Em 2012, a faculdade se transferiu para um outro local, o antigo galpão da banda de Mayara, de frente para a Av. Ananias Fernandes, hoje com um outro layout.









Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública

Com a presença da Pio Décimo em Canindé de São Francisco, muitos profissionais locais e da região foram formados. Dessa forma, agregando e fortalecendo o ensino na educação nas diversas escolas do município e da região. 

Independente de as instituições estarem em prédios próprios, cedidos ou alugados o fato de está presente em um município é algo que deve ser exaltado. Pois, pior seria se não tivéssemos nenhuma. Com a instalação da Pio Décimo, outras instituições começaram a investir no município. Hoje, quem não quiser fazer um curso de Pedagogia tradicional na cidade, pode na Faculdade Monte Negro/BA,  cursar administração aos finais de semana. 

É muito? Não. 

Investir no local 

Foto: Revista Canindé
É importante ressaltar que essas instituições privadas tem o dever de investir em instalações próprias, pois as repartições municipais não tem a obrigação de alojar tais empreendimentos, uma vez que faturam e bem com a prestação dos serviços oferecidos a comunidade local e da região. Ainda na gestão do ex-prefeito Orlandinho Andrade, foi aprovado na Câmara Municipal um comodato onde concede a Pio Décimo uma área de terra no Bairro Olaria destinada a construção de suas instalações. Se passaram dois mandatos e só agora, timidamente começaram a construir seu novo prédio. Apesar do atraso, já um grande passo, pois com a construção de sua sede, a instituição proporcionará outros cursos a sociedade canindeense e da região.

A faculdade

A construção da sede da Faculdade ajudará muito a comunidade, pois não só fortalecerá a autoestima, mas indiretamente fará com que a Prefeitura Municipal olhe com bons olhos e priorize investimentos para o bairro. Como colocamos anteriormente, o bairro precisa de quadra de esportes, de praças de lazer, de uma creche e de um posto médico digno, assim como, de projetos estruturantes voltados para as crianças, adolescentes e jovens. Só assim, escreveremos um novo enredo na vida dos/das cidadãos/ãs que reside no bairro que tem tudo para ser um dos melhores, se não o melhor lugar para se viver em Canindé.

Um novo ciclo

Divulgação
O importante em tudo isso é que o bairro Olaria precisa cada vez mais de investimentos em todas as áreas, seja social ou estrutural. O bairro surgiu de invasões e com tal não teve a atenção merecida pelas autoridades competentes. Pena, pois a comunidade cresceu sem ordenamento e organização que disponibilizasse as minimas condições necessárias aos seus moradores. Aqui nos reportamos a praças, quadras de esportes, creche e de um posto de saúde próprio e digno daquela comunidade. Poderia ser pior, se o bairro não dispusesse de uma escola, amenizando assim a desigualdade social. 

O município de Canindé de São Francisco faz divisa com os estados de Alagoas e Bahia. Dessa forma, o fluxo da mobilidade urbana é algo que não se tem controle. Várias pessoas vieram de outros municípios e se refugiaram na cidade, em especial, no bairro Olaria. Com isso, foi necessário construir um novo conjunto habitacional mais conhecido como "Cidade de Deus". O Poder Público precisa está mais presente na comunidade, valorizando e fazendo a diferença. Melhor do que falar é agir!

Instituição Pública

Já passou da hora de termos em nosso município a presença de uma instituição pública, seja com cursos a distância ou presencial. Com boa vontade, articulação de parceiros e a priorização de ações voltadas para o ensino superior, o Poder Público Local pode empenhar-se para trazer um pólo da Universidade Aberta ou mesmo o Instituto Federal de Sergipe para Canindé de São Francisco, pois infraestrutura temos. Como por exemplo: a sede do antigo Instituto Xingó, próximo a Usina Hidrelétrica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.