segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Futebol: Liga Desportiva de Canindé

CANINDÉ, Sergipe - O ano começo e consigo trouxe uma séria de mudanças.  Na próxima quarta-feira dia 16, às 19h, no prédio da Câmara Municipal acontecerá uma reunião referente a revitalização da antiga LDC - Liga Desportiva de Canindé.
Valdir Inácio 
Graduado em Gestão Pública

De acordo com o atual presidente da LDC, Dernival Costa, o encontro com os  19 presidentes e/ou responsáveis dos times filiados será para falar sobre o processo de eleição que ocorrerá logo após o lançamento do edital que regimentará todo o processo. 

Entenda melhor o assunto

No ano de 2005 a LDC foi desativa. Na época, a maioria dos times, se não todos, optaram por participar apenas das competições realizadas pela secretaria de esportes. A verdade é que o tempo passou e o futebol amador do município de Canindé continua na mesma, pouco avançou.

Oito anos se passaram e alguns times foram desativados e outros nem existem mais, contudo, o processo se dará normalmente conforme o Estatuto da LDC, cujo teor não conhecemos ainda. Todos os dezenove ofícios/convites aos clubes filiados foram encaminhados pelo atual presidente, Dernival Costa. Resta aguardar para saber se aparecerão todos os filiados, mesmos aqueles que ressurgirão da fênix, só para votar e ser votado, caso optem.

Essa correria toda para revitalizar a liga desportiva está condicionada ao fato de que a atual gestão da pasta de esporte apoiará as iniciativas populares repassando através de convênio os recursos necessários para a realização das competições existentes e aqueles que serão criadas. 

O que ouvimos na cidade é uma série de especulação sobre a candidatura de algumas pessoas que estão envolvidas com a realização de competições ou mesmo que estão inserida no futebol amador. O que espanta nisso tudo é o fato de alguns nomes serem citados sem mesmo serem consultados. A especulação é algo que está em evidência na cidade de Canindé.

É bem verdade que o novo assusta, mas que na maioria das vezes é o único caminho para derrubar distanásia, certos atrasos enraizados na cultura de um povo. O novo está ligado ao que é novidade, seja na forma de pensar, de encarar os desafios, ver o mundo e seus sistemas. Algo que nunca deve deixar de lado é o respeito ao próximo, a transparência com o que é público e o empenho para alcançar os objetivos e resultados propostos no projeto.

Decidir todo o "futuro" das competições de futebol em duas reuniões é algo que poderia ser melhor estudado e debatido por todos os interessados (times) e a sociedade canindeense. A pressa é a inimiga da perfeição, dessa forma, mais importante de que pensa nos bônus, melhor seria priorizar um ciclo de debate exaustivo, onde todos pudessem opinar e chegar a um melhor modelo que represente todo os anseios dos mais de "dezenove" times filiados ou não interessados pelo futebol canindeense.

Essa história terá outros desdobramentos, vamos aguardar.

2 comentários:

  1. Como presidente do Santos Canindeense eu vejo essa iniciativa de reativar a Liga Desportiva de Canindé uma ótima oportunidade de melhoras para o esporte local. E desejo boa sorte pra nova diretoria.

    Nierickson Silva

    ResponderExcluir
  2. Desejamos toda sorte para a nova diretoria da liga canindeense.

    ResponderExcluir

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.