terça-feira, 18 de dezembro de 2012

III Camp. Sub-15 e 17 de 2013

2012: Real Torre - Campeã Sub-17
CANINDÉ, Sergipe - O esporte é um instrumento de transformação social. Nesse caso, me refiro a modalidade, futebol. Através dela é possível combater uma séria de males que veem causando tanto mal a inúmeros jovens presentes em nosso município. Combater a ociosidade, dá oportunidade, incentivar a permanência no âmbiente escolar, são alguns dos objetivos desta iniciativa. A Rede Jovem Canindé está aguardando a nomeação do novo secretário de esportes para poder apresentar o Projeto do 3º Campeonato Sub-15 e 17 de Futebol de Base do município de Canindé de São Francisco.
Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública
Coord. Rede Jovem Canindé


Nesses últimos dois anos (2011 e 2012) a RJC - Rede Jovem Canindé realizou o Projeto de Campeonatos de Futebol de Base. Eventos que beneficiou nas suas edições mais de 600 participantes com idade entre 10 a 18 anos. 

Entenda o projeto

O projeto acontece no período de férias letivas que acontece entre os meses de janeiro a fevereiro. Nesse decorrer várias escolinhas e times de futebol do município disputa dois campeonatos. Nas categorias Sub-15 e 17. Os jogos acontecem no Estádio Municipal André Avelino, no período da manhã e tarde, da semana. 

Premiação: 2º Lugar Sub-15
Nas edições 2011 e 2012 o projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através da Secretaria de Esportes. Que autorizou a realização dos jogos no estádio e fico responsável pelas despesas com arbitragem e premiação extra em dinheiro para as equipes campeãs. Outros parceiros como deputado estadual e federal ajudaram patrocinando as competições com troféus e medalhas. Por fim, o evento contou com a participação de alguns comerciantes locais e lideranças políticas apoiando nas despesas de logística. 

A Rede Jovem Canindé está com o Projeto do 3º Campeonato Sub-15 e 17 de Futebol  de Base pronto. Aguardando apenas a definição do próximo gestor da pasta de Esportes para conjuntamente com o prefeito Heleno Silva discutir o apoio da Prefeitura no evento em questão.

Uma vez que a Câmara Municipal reconhece o trabalho da RJC, aprovando o Projeto de Lei nº 02/2012, motiva os membros e parceiros da RJC continuar com este projeto tão importante para combater diretamente e indiretamente a ociosidade dos jovens participantes, assim como em estimular a organização das escolinhas e times que desenvolve trabalho com crianças, adolescentes e jovens no município de Canindé de São Francisco. O projeto tem ainda como objetivos incentivar a permanência do aluno na sala de aula, assim como em conceder oportunidade para o surgimento de novos talentos no cenário futebolístico do Município, Estado e País.

Como fruto das realização das duas primeiras edições, vários jovens participaram de avaliações em clubes de futebol reconhecido nacionalmente.

A realização dos campeonatos de futebol de base é de responsabilidade da RJC em parceria com os seus parceiros. A Rede Jovem Canindé defende a realização, pois entende que "o esporte é um instrumento de transformação social". Assim como, coloca-se à disposição da próxima gestão municipal para construir juntamente com a Secretaria de Esportes a melhor metodologia e formato para a realização dos campeonatos de base.

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez A Rede Jovem Canindé na pessoa do seu presidente Valdir Inácio,por mais esse passo dado em prol da juventude canindeense, esperamos que o terceiro campeonato possa ser ainda mais brilhante do que foi os outros dois que antecedeu ao terceiro, muito sucesso.

    Nierickson Silva

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo reconhecimento Nierickson Silva, nossa luta é para ajudar e valorizar cada vez mais a juventude canindeense. Contamos com o seu apoio nessa caminhada.

    ResponderExcluir

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.