sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Dia de Atividades Esportivas" é criado através de Projeto de Lei do Legislativo Municipal

Terça-feira (04/12/2012), a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, através de Projeto de Lei número 02/2012 “O Dia de Atividades Esportivas e Recreação de Futebol de Base da Rede Jovem Canindé do São Francisco”.
Por Adeval Marques, revistacaninde.blogspot.com
Adpatação V.Inácio




Valdir Inácio, idealizador do Projeto, fez uma ampla explanação de oito minutos onde falou da intenção do projeto, passando pelos agradecimentos de apoios e solicitando a aprovação do evento.

Um fato que chamou a atenção é o de que não se viu quase nenhum representante das escolinhas e times de futebol de base prestigiando a sessão e a oratória de Valdir Inácio que, não fosse um público considerável que vem participando dos trabalhos da Casa, teria figurado como "estrela solitária" do intento, o que lamentamos pelos ideais de luta nessa área que Valdir Inácio vem tentando implantar de há muito tempo.

Como a própria fala de Valdir disse "... a Rede Jovem Canindé é um movimento de jovens que surgiu no ano de 2004 a partir do Fórum DLIS (antigo fórum de desenvolvimento local integrado sustentável). Durante esses anos realizamos diversos projetos, tais como: campeonatos intercolegial de futsal, encontro cultural, dia de lazer..". A verdade é que a luta vem de longe e só agora conseguiu ter a atenção que merece ao ganhar espaço e notoriedade através do Projeto.

A área de esporte deve ser encarada como um instrumento de transformação social e extensão da sala de aula e até do próprio lar com uma política voltada para o crescimento do ser enquanto agente e pensador da realidade em que vivencia e participativa. Formando homens hoje, certamente não teremos delinquentes amanhã. Infelizmente o município não se ateve a isso ainda.

Especificamente em Canindé o esporte precisa ser ampliado para dar atenção a todas as outras áreas existentes. É urgente que se crie uma política social num todo e não só futebolística como aliás é a tradição errônea local. No esporte precisa ser inserido a outra sala de aula onde poderemos idealizar um conceito do que vem a ser realmente um cidadão e aplicá-lo no decorrer dessa melhoria da construção social que Canindé precisa. A área de esporte também é responsável por isso.

Se enganam àqueles, e não foram poucos, que acham no esporte uma área apenas de entretenimento e da concepção do lúdico. Foi-se o tempo em que esporte era só bola. Hoje mais do que nunca é preciso ampliarmos o leque de modalidades com vista em um público ávido por ver criadas tais outras áreas. 

No discurso de Valdir Inácio ele reiterou que uma das missões da ampliação do esporte em Canindé é contribuir para uma sociedade mais consciente do seu papel onde essa contribuição trabalhe em um dos maiores males do século e sobre o qual Canindé vê hoje vários jovens envolvidos de forma trágica comprometendo o seu intelecto e futuro, o chamado "mundo das drogas". 

Nós poderíamos não ter essa realidade em Canindé onde as drogas, prostituição e até criminalidades com jovens e adolescente, vem crescendo sem que quase nada em relação a política de prevenção aconteçam apara inibir, más, sempre existiram os que tem intenção em fazer e os que nada fazem e não deixam que se faça. Essa é uma realidade ainda presente e que a sociedade espera mudar nas próximas gestão que estão por vir.

Sem ideologia social nenhuma sociedade evolui, o povo é escravo de si mesmo e jamais chegará a lugar algum. Os pensadores tem a obrigação de idealizar projetos e provocar os debates públicos a fim de que essa sociedade pense sobre o seu papel e busque o seu espaço, assim como Valdir Inácio fez começando essa luta lá atrás e sobre os quais, em seu agradecimento, ele frisou o nosso nome e o de tantos outros, reafirmando o reconhecimento e apoio dados quando do início de tudo.

2 comentários:

  1. parabens valdir,vc é um cara que sempre batalhou,pelos os jovens canindeense,e isso que vc conseguiu so mostra a sua importancia para com a nossa sociedade,que tanto precisa de pessoas bem intensionadas como vc,parabens meu amigo,e vamos a luta por que foi so a primeira de muitas que irar travar,mas com DEUS, tudo podemos,PARABENS MESMO.e vamos que vamos....

    ResponderExcluir
  2. Adriano Carvalho, agradecemos suas palavras de reconhecimento.

    É dessa forma amigo que estamos há algum tempo dando nossa parcela de contribuição social a sociedade canindeense. Muito mais desejamos fazer, todavia, nos deparamos com o desafio financeiro que nos remete a realizar apenas ações a curto prazo.

    Muitas lutas ainda travaremos em prol de beneficiar as juventudes canindeenses e a sociedade em geral. Que nosso eterno Deus nos conceda saúde, disposição e alegria para continuarmos lutando por aquilo que acreditamos.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.