terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ética e Responsabilidade Social


Antes de a empresa investir em ações externas, a organização de investir primeiramente em seus funcionários, fortalecendo de forma direta seus valores internos. 

Segundo Vieira, a "responsabilidade social é a obrigação que a empresa assume com a sociedade. Ser socialmente responsável implica maximizar os efeitos positivos sobre a sociedade e minimizar os negativos. A responsabilidade social inclui responsabilidade econômicas, legais, éticas e filantrópicas". 

Os funcionários devem estar satisfeitos em trabalhar na empresa, devem sentir valorizados; dessa forma a empresa recebe o apoio interno para promover ações sociais. Tanto no setor privado como no público, é possível perceber que as organizações que demonstram melhores resultados são as mais éticas e que mais investem em responsabilidade social.

A responsabilidade social pode traduzir-se em trabalhos oferecidos à sociedade, como projetos sociais, culturais e ambientais, mas traduz-se principalmente com a sua atitude ética em relação à sociedade. Segundo Vieira, "a empresa socialmente responsável é: ecológica, filantrópica, flexível, interessada, saudável, educativa, comunitária e íntegra". 

Com outras palavras quero dizer que uma empresa responsável com o fator social deve se preocupar com questões ecológicas, com o meio ambiente em que está inserida, deve promover programas comportamentais em relação à saúde, ao bem-estar, deve também estar a par das questões sociais que a circulam, deve promover programas sociais e comunitários, enfim, deve interagir de forma comprometida com questões sociais, culturais e educacionais, tanto foram como dentro da empresa.


Valdir Inácio
Graduando em Gestão Pública

2 comentários:

  1. O caminho é esse. Nada mais gratificante do que escrevemos nossos próprios artigos e semear um caminho diferente.

    Parabéns pelo artigo e o qual publicamos em nosso espaço Revista Canindé.

    ResponderExcluir
  2. É verdade.

    Escrever é uma arte que ajuda a transformar a vida daqueles que tem o prazer de ler.

    Obrigado caro amigo Adeval Marques pelo incentivo.

    ResponderExcluir

Amigo/a, agradecemos pela sua visita e comentário.